ONU desenvolve ferramenta que exibe dados sobre consumo de drogas no mundo

Um mapa interativo desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) mostra os hábitos de usuários de drogas em todo o planeta. Produzido como parte do World Drug Report 2014, relatório produzido pelo braço da ONU para Drogas e Crime (UNODC), a ferramenta apresenta números sobre o consumo de maconha, por exemplo, em diferentes países.

Para visualizar o mapa, clique neste link ( http://www.unodc.org/wdr2014/en/interactive-map.html ) e escolha o tipo de droga que deseja visualizar em números de consumo mundial. O levantamento dos dados foi realizado em 2012.

Números

A Islândia, onde há um grande debate sobre a descriminalização de várias substâncias, é o país que conta com a maior percentagem de usuários (18,3%). Nova Zelândia (14,6%) e a Nigéria (14,3%) também contam com um alto número de pessoas que declararam o consumo da erva. No Brasil, este número é de 8,8%, mais que a França (8,4%) e menos que Israel (8,9%).

Ainda de acordo com o relatório, 243 milhões de pessoas consumiram alguma droga ilícita em 2012, ano base da pesquisa, o equivalente a 5% da população mundial com idade entre 15 e 64 anos. Vale lembrar que, apesar de ter a proposta de oferecer um panorama global sobre o uso de substâncias, a pesquisa não conta com informações de vários países como a Índia.
Autor:
OBID Fonte: Exame.com (com adaptações)