Senad organiza congresso sobre prevenção do uso prejudicial de drogas

O I CONGRESSO INTERNACIONAL DE PREVENÇÃO DOS PROBLEMAS RELACIONADOS AO USO DE DROGAS (PREVINE 2014) reunirá no Museu Nacional, em Brasília, nos dias 27 e 28 de novembro de 2014, gestores públicos, acadêmicos e sociedade civil. O congresso é organizado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad/Ministério da Justiça), pela Coordenação Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (Ministério da Saúde) e pela Universidade Federal de Santa Catarina, com apoio do Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crimes (UNODC).

As inscrições podem ser realizadas através do endereço previne2014.senad.gov.br

Para a Senad e os organizadores do Congresso, prevenir o uso problemático de drogas legais e ilegais requer identificar e atuar sobre os fatores que tornam alguns grupos sociais mais vulneráveis. Gênero, idade e classe social são exemplos da diversidade dessas vulnerabilidades e da necessidade de ampliar a compreensão de suas dinâmicas para atuar através das políticas públicas.

O Congresso pretende compartilhar conhecimento e experiências práticas que vão da importância de políticas sociais universais a intervenções seletivas para famílias, escolas e comunidades em situação de risco, da regulação das drogas legais ao combate do estigma nas campanhas de informação, entre outros temas. Para ancorar o campo da prevenção na busca do conhecimento, o congresso irá debater como a ciência social e as ciências da saúde brasileiras podem responder ao desafio de pensar a prevenção no nosso contexto social e cultural.

Para o secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Vitore Maximiano, “esse congresso deve impulsionar pesquisas, debates e políticas públicas que, fortalecendo a cidadania e os laços sociais, protejam os jovens do uso prejudicial das drogas.”
Autor:
Fonte: Obid