Rede de pesquisa em prevenção é anunciada no Previne 2014

Além de abordar a prevenção do uso problemático relacionado às drogas, o I Congresso Internacional de Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas (Previne 2014) também serviu para o lançamento do processo de constituição da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Prevenção (SBPPreve), sociedade científica voltada para consolidar e articular a pesquisa, as ações e as políticas públicas em prevenção a múltiplas problemáticas em saúde, nos mais diversos campos de conhecimento.

A criação da Sociedade é fruto da parceria de pesquisadores da UNIFESP, UFSC e UnB, tendo sido definido durante o Previne 2014 um comitê gestor para constituí-la. O comitê deverá ser responsável, também, pela organização do I Congresso Brasileiro de Pesquisa em Prevenção, para novembro de 2015, ocasião em que a Sociedade será fundada oficialmente. A iniciativa é do Ministério da Saúde e da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça (Senad/MJ).

O Previne 2014 aconteceu no Museu Nacional, em Brasília, e foi organizado pela Senad, pela Coordenação Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde e pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Autor:
Fonte: Obid