Metanfetamina: droga preocupa especialistas

EBC
Droga causa dependência rápida, insônia, agressividade, irritação, alucinação, depressão e outros males.

O consumo de drogas no Brasil como a cocaína, o crack e outras substâncias sintéticas, tem causado preocupação nos mais diversos setores da sociedade. No entanto, um tipo de droga mais devastador tem chamado atenção dos especialistas: a metanfetamina, popularmente conhecida como “cristal ice”, é um potente estimulante que causa graves problemas ao cérebro.

Para falar sobre o assunto, o Revista Brasil desta terça-feira (5) conversou com a psiquiatra da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (ABEAD), médica Carla Bicca.

De acordo com a psiquiatra, a metanfetamina é composta por várias substâncias químicas e infelizmente não proibidas no comércio, fazendo-se um coquetel, ou seja, não tem dificuldades que temos com o tráfico, como por exemplo a maconha e a cocaína que são produzidas e tem toda uma logística para ser distribuída. Isto facilita o uso e vai chamar a atenção quando houver muita venda desses produtos.

A droga que é produzida em laboratórios e tem sido disseminada nos EUA e causa consequências a curto prazo à saúde de quem a usa. Para criar estratégias de enfrentamento às metanfetaminas, a ABEAD realizará no sábado, dia 9 de maio, a Jornada Triregional. O evento em Porto Alegre (RS), abordará questões de vulnerabilidade à droga, as evidências científicas, além das formas de prevenção contra a substância.

Saiba mais sobre o assunto nesta entrevista ao programa Revista Brasil, com o jornalista Valter Lima, na Rádio Nacional de Brasília.
O programa é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília.