Veja se a sua profissão é das que mais ´chama` ao consumo de álcool e drogas

Visão
Conclusões de estudo sobre hábitos de consumo nos Estados Unidos apontam para um maior consumo de álcool e drogas em determinadas profissões.

Conclusões de estudo sobre hábitos de consumo nos Estados Unidos apontam para um maior consumo de álcool e drogas em determinadas profissões

Há profissões que levam a um maior consumo de álcool e de drogas do que outras. E segundo um estudo promovido pelo Governo dos Estados Unidos, a tendência para o consumo destas substâncias desenvolve-se em diferentes setores profissionais.

Se os trabalhadores da indústria mineira e da construção se revelam como os que ingerem mais álcool, o consumo de drogas dispara quando se fala dos trabalhadores do setor hoteleiro e das artes e entretenimento. Estas conclusões levam os EUA a avançar que o abuso do consumo do álcool está diretamente relacionado com profissões menos qualificadas, enquanto o consumo de drogas corresponde a postos mais qualificados ou com posturas mais “liberais”.

Se 17.5% dos trabalhadores da indústria mineira admitem ter abusado do consumo de álcool durante o último mês, uma percentagem que não sofre diferenças substanciais entre homens e mulheres, no setor da construção, a taxa corresponde a 16.5%. Em ambos os casos, o consumo aumentou relativamente à última sondagem, que compreendeu o período entre 2003 e 2007.

E no que toca ao consumo de droga, são os trabalhadores de serviços hoteleiros e restaurantes que se destacam, com uma taxa de consumo de 19.1%. Com uma diferença de quase seis pontos percentuais, os trabalhadores do mundo do espetáculo e do entretenimento surgem em segundo lugar (13.7%). Em terceiro lugar surgem os profissionais com cargos de direção, cujo consumo também aumentou relativamente à última pesquisa, situando-se nos 12.1%. Para a Pesquisa Nacional dos EUA sobre o uso de drogas e saúde, estas substâncias correspondem a marijuana, haxixe, cocaína, crack, heroína, alucinógenos e drogas inalantes.

As 10 profissões com maior nível de consumo de álcool:

Indústria mineira – 17.5%

Construção – 16.5%

Hotelaria – 11.8%

Arte e entretenimento – 11.5%

Serviços – 10.3%

Comércio grossista – 10.2%

Direção – 9.9%

Setor da manufatura – 9.7%

Agricultura, florestação, pesca e caça – 9.4%

Comércio a retalho – 9.0%

As 10 profissões com maior nível de consumo de outras drogas:

Hotelaria – 19.1%

Arte e entretenimento – 13.7%

Direção – 12.1%

Informação – 11.7%

Construção – 11.6%

Outros serviços (excepto administração pública) – 11.2%

Imobiliária – 10.9%

Comércio a retalho – 10.3%

Serviços científicos e técnicos profissionais – 9.0%

Comércio grossista – 7.8%
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)