MJ e MS disponibilizam guia para cuidado de usuários de drogas nas redes de saúde

Em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça, a Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde divulga o “Guia Estratégico para o Cuidado de Pessoas com Necessidades Relacionadas ao Consumo de Álcool e Outras Drogas: Guia AD”.

O documento permitirá melhor atendimento dos profissionais de saúde nas Redes de Atenção de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). O guia contempla as diretrizes trabalhadas na atual política de saúde e drogas, considerando aspectos como promoção, prevenção, tratamento e reabilitação social.

O secretário nacional de Políticas sobre Drogas, Luiz Guilherme Paiva, compreende o guia como apoio para a gestão do cuidado. “O material se preocupa com as diferenças individuais e dá atenção às necessidades de cada pessoa que necessite dos serviços de saúde e da rede intersetorial”, afirma o secretário.

Além da Senad, a parceria na elaboração do guia também se estende à Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) e ao Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

Para visualizar o GUIA AD, clique aqui

Fonte: Obid