Fazer uma ‘dieta diversificada’ não é necessariamente o mais saudável, diz entidade americana

American Heart Association afirma que conselho da diversidade na alimentação induz a ingestão de comidas não saudáveis. Especialistas devem especificar quais alimentos devem ser deixados de lado, como bebidas açucaradas.

Basta ter equilíbrio e comer de forma variada para ser saudável”. Esse é um conselho comum que pode levar a resultados diferentes do esperado, como o ganho de peso, sugere a American Heart Association em estudo de revisão publicado no periódico “Circulation” nesta quinta-feira (9).

A alimentação variada, segundo os autores da pesquisa, é uma recomendação difusa e não há evidências de que uma maior diversidade alimentar promova o peso saudável ou a alimentação ideal.

Na verdade, a chamada diversidade leva à ingestão de alimentos que deveriam ser evitados — como doces e carne vermelha — o que contribui para uma maior ingestão de calorias.

Profissionais de saúde deveriam especificar exatamente o que é essa variedade e quais alimentos deveriam ser deixados de lado, diz a pesquisa.

A melhor recomendação, segundo a entidade, seria:

  1. Coma frutas, legumes e verduras;
  2. Prefira feijões e cereais integrais;
  3. Escolha produtos lácteos com baixo teor de gordura;
  4. Opte por nozes, aves e peixes;
  5. Limite o consumo de carne vermelha;
  6. Evite doces e bebidas açucaradas.

“Comer uma dieta mais diversificada pode estar associada a uma maior variedade de alimentos saudáveis, mas também de ​ não saudáveis”, disse Marcia Oliveira Otto, epidemiologista e principal autora do estudo publicado na “Circulation”.

“Esse padrão alimentar [ da diversidade] pode levar ao aumento do consumo de alimentos e à obesidade.”

A ideia é que a variedade deve estar dentre os alimentos saudáveis, e não os não saudáveis, diz o estudo. Essa sutileza pode parecer simples, mas pode fazer diferença no peso, pontua a especialista.

Por exemplo, uma variedade de alimentos que incluam batata fritas, cheeseburgers, mesmo quando ingeridos com moderação, não contribuem para a manutenção de um peso saudável, diz Marcia Otto.

A variedade de alimentos, diz ela, também pode retardar a sensação de saciedade e aumentar a ingestão de calorias.

Fonte: bem Estar, G1