Relatório Mundial sobre Drogas 2019

Relatório Mundial sobre Drogas

Anualmente, o UNODC publica o Relatório Mundial sobre Drogas, que reúne os principais dados e análises de tendências sobre a produção, o tráfico e o consumo de drogas ilegais em todo o mundo. Os dados são compilados pelo UNODC a partir de questionários enviados aos países-membros e compõem um documento de referência para nortear as políticas globais sobre drogas.


Relatório Mundial sobre Drogas 2019

O Relatório é novamente apresentado em um formato especial de cinco livretos que dividem a riqueza de informações e análises contidas no relatório de forma individualizada e de fácil leitura. Neles, as drogas são agrupadas pelo seu efeito psicofarmacológico pela primeira vez na história do relatório.

O livreto 1 resume o conteúdo dos quatro livretos subsequentes, revisa suas principais descobertas e destaca as implicações políticas com base em suas conclusões. O livreto 2 fornece uma

visão global das últimas estimativas e tendências no fornecimento, uso e consequências para a saúde dos medicamentos. O livreto 3 examina as estimativas e tendências atuais no mercado de depressivos (incluindo opióides, sedativos, tranquilizantes e hipnóticos), enquanto o livreto 4 examina as tendências atuais no mercado de estimulantes (incluindo cocaína, estimulantes do tipo anfetamina e novas substâncias psicoativas). O livreto 5 revisa as tendências recentes no mercado de  cannabis e de alucinógenos. A seção sobre  cannabis apresenta também uma análise dos desenvolvimentos mais recentes nas jurisdições que adotaram medidas que permitem o uso não medicinal da droga.

Tal como nos anos anteriores, o Relatório Mundial sobre Drogas de 2019 visa a melhorar a compreensão do problema mundial das drogas e a contribuir para fomentar uma maior cooperação internacional com o propósito de combater seu impacto na saúde, na governança e na segurança.

Acesso ao conteúdo

Relatório Mundial sobre Drogas 2019 (em inglês)