Artigos

Eventos traumáticos como fatores de risco para o abuso de substâncias psicoativas entre homens e mulheres jovens  Artigos sobre drogas e alcool - Site Antidrogas


Os transtornos relacionados ao uso de substâncias psicoativas têm prevalência preocupante entre os jovens, de tal forma que aproximadamente 67% das pessoas com histórico de dependência de álcool são diagnosticadas antes dos 25 anos de idade. Atualmente, entre os fatores de risco para o desenvolvimento de transtornos relacionados ao uso de álcool tem sido destacada a ocorrência de eventos potencialmente traumáticos tais como abuso sexual, agressão física, bem como Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT).

Nesse contexto, entre jovens dos EUA, uma pesquisa foi realizada com o objetivo de avaliar a interferência da ocorrência de eventos traumáticos como fator de risco para o desenvolvimento de abuso de álcool e outras drogas, comparando os resultados entre homens e mulheres.

Participaram dessa pesquisa 1.753 jovens adultos, com idade entre 18 e 26 anos, que foram acompanhados durante 8 anos desde quando eram adolescentes. Nesse seguimento, foram avaliados o histórico da ocorrência de eventos traumáticos (tais como castigos físicos, testemunhos de violência, TEPT) e histórico do abuso de álcool e outras drogas, inclusive por familiares.

Os resultados revelaram que 442 (25,2%) dos participantes preencheram os critérios para o abuso de álcool, prevalência que foi maior entre os homens (31,3% versus 19,1%). Ser do sexo masculino, ter entre 18-20 anos de idade e ter testemunhado violência ou ter sofrido TEPT nos últimos seis meses foram considerados como fatores preditivos para o abuso de álcool no último ano. Mulheres com histórico de abuso sexual estavam sob risco aumentado para o desenvolvimento de abuso de álcool em relação aos homens que sofreram o mesmo tipo de violência, sugerindo que o abuso sexual influencie a relação entre gênero e uso de álcool.

De forma geral, conforme os autores, variáveis como a idade, o gênero e a ocorrência de eventos traumáticos são relevantes para o entendimento do abuso de álcool por jovens adultos, indicadores de relevância para o planejamento de estratégias de prevenção e tratamento do uso de álcool e que atendam especificamente o período de transição da adolescência à vida adulta.

Título: Trauma-related risk factors for substance abuse among male versus female young adults
Autores: Danielson CK, Amstadter AB, Dangelmaier RE, Resnick HS, Saunders BE, Kilpatrick DG
Fonte: Addictive Behaviors 34, 395-9, 2009

IF: 1,752
Fonte:CISA - Centro de Informações Sobre Saúde e Álcool







Publicidade








Apoio

Mauricar
Dando mais saúde à vida de seu veículo



Copiadora Campos
Art & Design

Toldos Campos
Toldos - Paineis - Adesivos