Artigos

Parar de beber e fumar e fazer dieta: como manter metas comuns de Ano Novo  Artigos sobre drogas e alcool - Site Antidrogas



Imagem: iStock
Gabriela Ingrid
Do VivaBem

Começo de ano é sempre assim: você tem mil metas a seguir, mas sente um esforço danado para conseguir atingir uma (e olhe lá).

Ter uma lista de objetivos é importante para se manter motivado o ano todo, principalmente se o alvo representar uma mudança importante em seus hábitos, como parar de beber ou largar o cigarro. Mas a gente sabe que quanto mais difícil é a meta, mas fácil é deixá-la de lado.

Veja a seguir dicas certeiras para manter as três promessas típicas feitas no Ano-Novo e comece 2018 com o pé direito.

Como manter 3 resoluções de Ano-Novo


Imagem: iStock

Parar de beber

Pessoas que bebem socialmente e decidem diminuir ou até mesmo parar de consumir bebidas alcoólicas têm maior facilidade em atingir essa meta. Manter o álcool longe de casa e evitar a associação da bebida com diversão já ajudam bastante. Que tal trocar a cerveja do bar pelo suco e tentar se divertir do mesmo jeito? Enquanto manter um diário ou até um aplicativo de monitoramento do seu progresso pode ajudá-lo a se sentir motivado, fazer atividades físicas e ter hábitos saudáveis também vão fazer com que a vontade de beber desapareça. Além disso, desassocie o álcool das emoções. Beber quando está entediado, sozinho, estressado, triste, passando por alguma dificuldade ou sentindo qualquer tipo de emoção negativa pode levar ao alcoolismo. Portanto, não se sabote dizendo que vai beber porque está se sentindo mal. Nos casos em que há dependência, é importante a ajuda especializada. Família e amigos desempenham papel essencial na identificação dos problemas do uso de bebidas alcoólicas e podem motivar a pessoa a parar de beber e buscar tratamento adequado. Por isso, avise as pessoas que você deseja parar.


Imagem: iStock

Começar (e manter) uma dieta

Para a dieta sair do papel, é fundamental ajustar a rotina, planejar-se adequadamente e ainda manter a disciplina --mesmo quando surgem imprevistos. Por isso, o ideal é, pelo menos uma vez por semana, deixar um espaço na agenda para planejar as refeições dos próximos sete dias. Depois, é só ir ao mercado e ficar restrito à sua lista. Além disso, para a reeducação alimentar dar certo, um cuidado importante é fazer todas as refeições prescritas --que costumam incluir dois a três lanches, além das refeições principais. Cozinhar, congelar as porções e levar os lanches em marmitas também o mantém nos trilhos. Se você come fora, os estabelecimentos que oferecem grande variedade de pratos são as melhores pedidas. Assim, as chances de encontrar alimentos do cardápio do dia a dia são maiores. Por fim, há várias empresas especializadas que oferecem alimentos congelados e entregam em casa. É um bom recurso para quem está fazendo a reeducação alimentar, mas não tem tempo, não gosta ou não tem habilidade para cozinhar.


Imagem: iStock

Largar o cigarro

Parar de fumar não é fácil. Acredita-se que 75% dos fumantes já tentaram largar o cigarro, mas apenas 5 a 10% conseguem. Para conquistar esse feito, é importante ocupar a mente com outra coisa, fazendo exercícios físicos, indo ao cinema, lendo ou até bebendo água gelada, que alivia a sensação. Quando a abstinência bater, opte por produtos de reposição de nicotina, como chicletes e adesivos, ou até coloque na bolsa cenouras, pepinos e outros alimentos saudáveis cortados em forma de palito. E lembre-se: a recaída não é uma coisa de outro mundo, então não a encare como um fracasso. Se ela ocorrer, pense no que o fez fumar dessa vez e reveja as suas estratégias. E nada de postergar. Comece de novo o quanto antes, para não desistir. Se precisar, procure ajuda de um psicólogo ou um médico. Este último ainda pode indicar medicamentos que diminuem a ansiedade e o prazer causado pela nicotina. Grupos de terapia cognitiva também podem ajudar a reformular seus hábitos.
Fontes: Arthur Guerra, presidente executivo do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool; Luiz Scocca, psiquiatra, membro da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e Associação Americana de Psiquiatria (APA), e Marina Vasconc... - Veja mais em https://vivabem.uol.com.br/listas/fazer-dieta-parar-de-beber-e-fumar-como-manter-3-metas-comuns-de-ano-novo.htm?cmpid=copiaecola







Publicidade









Apoio



Mauricar
Dando mais saúde à vida de seu veículo



Copiadora Campos
Art & Design

Toldos Campos
Toldos - Paineis - Adesivos