Notícias

Espanha aprova projeto que proíbe fumar nos centros de trabalho  Notícias sobre drogas e alcool - Site Antidrogas


O governo espanhol aprovou nesta sexta-feira, 22/04, um projeto de lei de prevenção do tabagismo que proibe que se fume em todos os centros de trabalho e que prevê sanções de até 780.000 dólares para quem não cumprir a norma.

O projeto de lei, que será remitido ao Parlamento para sua aprovação, foi ratificado hoje pelo Conselho de Ministros do governo espanhol.

Depois de um debate e de sua aprovação parlamentar, também ficará proibido fazer publicidade de tabaco nos meios de comunicação do país, assim como a distribuição gratuita ou promocional de tabaco e o patrocínio a eventos feitos por empresas tabaqueiras.

Também eleva a idade legal para comprar e vender tabaco de 16 para 18 anos, obriga bares e restaurantes com mais de 100 metros quadrados a habilitar zonas para fumantes e faz com os que forem menores indiquem na entrada do estabelecimento se considera permitido ou não fumar em seu interior.

A norma aprovada hoje pelo governo, que se soma à de outros países do entorno no regulamento do tabagismo, poderia entrar em vigor neste país em 1 de janeiro do 2006.

Segundo dados oficiais, atualmente há cerca de dez milhões de fumante na Espanha, cuja população é de pouco mais de 40 milhões.

Se o número de fumantes caísse em 10%, seriam evitadas as mortes por câncer de cerca de 5.000 pessoas por ano.
A cada ano, são diagnosticados na Espanha cerca de 20.000 novos casos de câncer relacionados ao consumo de tabaco, dos quais cerca de 18.000 morrem.

"O tabagismo é um dos problemas de saúde publica mais graves que enfrentamos e, em nosso país, é a principal causa de doença evitável, de invalidez e de morte prematura", afirmou recentemente a vice-presidente do governo espanhol, María Teresa Fernández de la Vega.
Fonte: Agência EFE







Publicidade









Apoio

Copiadora Campos
Art & Design

Toldos Campos
Toldos - Paineis - Adesivos





Mauricar
Dando mais saúde à vida de seu veículo