Uma Pergunta, Uma Resposta

O que é santo-daime?


É um culto brasileiro de caráter católico popular, fundado pelo mestre Raimundo Irineu Serra. Em 1912, nos seringais acreanos da fronteria com a Bolívia, ele conheceu a bebida huasca, da qual teria recebido a força e a revelação para fundamentar a doutrina do santo-daime.

A huasca ou ayahusca é um chá de uso milenar na cultura andina. Segundo os indígenas, a huasca permitia-lhes ver o mundo real, já que o cotidiano seria apenas uma ilusão. Caapi e chacrona são as duas plantas alucinógenas com as quais se faz o chá que é tomado durante as maratonas religiosas, que duram até 10 horas.

A huasca não está catalogada como alucinógeno e seu consumo não é proibido, visto que não há provas de que ela cause dependência. Existem relatos de jornalistas que participaram do ritual do santo-daime para experimentar as mirações, eles no entanto não sentiram nada, apenas passaram mal fisicamente.

Provavelmente, o chá huasca é parte de uma cultura cujas visões são induzidas por um mestre, como num ritual religioso. Assim, os não-iniciados , não tendo vivenciado essa cultura, não conseguem viajar com o chá.








Publicidade









Apoio

Copiadora Campos
Art & Design

Toldos Campos
Toldos - Paineis - Adesivos





Mauricar
Dando mais saúde à vida de seu veículo